sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A pedido de Lula, marco da siderúrgica é ajustado

O lançamento da pedra fundamental da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) deve acontecer no dia 16 de dezembro

O presidente Lula é um dos convidados para o lançamento da pedra fundamental da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). De acordo com o governador Cid Gomes, o lançamento simbólico deve acontecer no dia 16 de dezembro, atendendo a um pedido do próprio presidente.

"Estamos com tudo confirmado para fazer o lançamento em dezembro, só com a pendência de data. A gente tinha pré-acertado o dia 17. Eu liguei para o presidente Lula para convidá-lo e ele está ponderando que seja dia 16. O pedido do presidente é ordem, mas eu tenho só que acertar com os outros parceiros, porque vem gente da Coreia, dos Estados Unidos, então a gente tem que acertar bem essa data``, disse Cid.

O governador destacou seus esforços pessoais para que as obras do empreendimento comece a ser construído ainda este ano, conforme prometeu em junho durante a cerimônia de assinatura do memorando de entendimento entre o Governo do Estado e os sócios do empreendimento, a Vale e a coreana Dongkuk. ``Eu fiquei insistindo, trabalhando pessoalmente. Devo ter feito cinco ou seis reuniões vendo calendário, acertando as coisas, vendo pendências para que a gente pudesse viabilizar o início dessa obra esse ano ainda e se Deus quiser isso vai acontecer no dia 16 de dezembro``, destacou.

Licença

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) aprovou ontem o parecer técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre o estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) da CSP. Participaram da reunião 21 conselheiros, sendo que 19 votaram a favor e dois abstiveram.

De acordo com a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, a aprovação do Coema garante a liberação da Licença Prévia (LP) ao empreendimento. "A Licença Prévia não autoriza nenhuma obra. Com a licença, o empreendimento deve se aprofundar nos estudos propostos, avaliar as propostas de medidas mitigadoras e as condicionantes. Só depois é que é dada a Licença de Instalação", explica Lúcia complementando que a LP deve ser emitida em dezembro, permitindo que sejam feitas a limpeza e a terraplenagem do terreno.
O POVO entrou em contato com a assessoria de imprensa da CSP, mas o celular de contato permaneceu desligado até o fechamento da edição. (Colaborou Gabriel Bomfim)


Fonte: Jornal O Povo.

Dalviane Pires
dalviane@opovo.com.br
13 Nov 2009 - 02h15min

Nenhum comentário: