quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bioma Caatinga é avaliado no Ceará


O Projeto Mata Branca, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), realizou nesta terça-feira, 29, no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), seminário para apresentação dos resultados da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) sobre o Bioma Caatinga.

Na ocasião, estiveram presentes, além da presidente do Conpam, Tereza Farias, a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Irles Mayorga, e representantes das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A professora Irles Mayorga explicou a importância da AAE para o Estado e ressaltou que Avaliação Ambiental Estratégica é um instrumento de política ambiental que tem por objetivo auxiliar, antecipadamente os tomadores de decisões no processo de identificação e avaliação dos impactos e efeitos que uma decisão estratégica poderia desencadear no meio ambiente e na sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

De acordo com Tereza Farias, o encontro é um passo muito importante para a evolução das polícias públicas voltadas para a Caatinga, “uma vez que o seminário reuniu representantes de várias setoriais do Governo, que tem uma vinculação com o meio ambiente”. Segundo ela, as atividades não devem ser desenvolvidas de forma isolada e, sim, de forma conjunta para um resultado mais eficaz das polícias públicas.

Segundo a presidente do Conpam, com os resultados da avaliação do Bioma Caatinga no Ceará, o Mata Branca poderá desempenhar com mais precisão as atividades do Projeto.”Com a AAE da Caatinga nós pudemos realizar um diagnóstico da situação do Bioma e identificar as fragilidades, já que a avaliação ouviu a comunidade dos municípios que mais sofrem os impactos ambientais no semiárido cearense. Além disso, nós indagamos qual seria o modelo ideal, para chegarmos no modelo viável para a população”, ressaltou Tereza Farias.

FONTE: www.opovo.com.br

Nenhum comentário: