sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O ABC da Gestão Ambiental

Bom pessoal, a postagem de hoje será sobre um material muito interessante que achei no orkut sobre Gestão Ambiental. Segundo Maimon (1999), gestão ambiental é um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização na sua interface com o meio ambiente. As questões relativas a conservação ambiental, ocupam na contemporaneidade, uma destacada parcela dos investimentos e esforços administrativos de todos os segmentos econômicos (GRADVOHL,2005). Daí o vasto mercado de trabalho para o Gestor Ambiental.

O material estava disponível na Comunidade Engenharia Ambiental, no tópico o ABC da gestão ambiental. Os créditos dessa postagem vai para o Sr. José Luiz, que foi o responsável pela criação do tópico e pelo texto que segue abaixo:

O ABC da Gestão Ambiental


O Ministério do Meio Ambiente lançou em 23/08/05 o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais – PNCGA, instituído pela Portaria Ministerial No. 286 de 29/09/05, tendo sido concebido como sendo uma ação que irá contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA e, conseqüentemente, para a diretriz estratégica do Desenvolvimento Sustentável.

CADERNOS DE FORMAÇÃO
Para difundir os princípios ambientais básicos, o MMA distribuiu para as Prefeituras um CD e cinco (5) volumes de uma apostilha versando sobre os seguintes temas.

Volume 1 – reflete sobre a importância da gestão ambiental municipal e mostra qual é a estrutura do SISNAMA em âmbitos federal, estadual e municipal. Faz ainda referências à importância estratégica do acesso à informação na democratização desse sistema. (Para fazer o download, clique em volume 1. Depois que o arquivo abrir, clique em Arquivo e depois Salvar Como, e assim também para os outros volumes.)

Volume 2 – mostra, passo a passo, como se faz para estruturar os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Meio Ambiente. Discorre também sobre a legislação ambiental.

Volume 3 – trata das diferentes escalas de planejamento municipal, enfatizando a Agenda 21 Local e os diversos planejamentos micro-regionais e setoriais como níveis de integração a serem concretizados em torno de um projeto de desenvolvimento sustentável para a comunidade e a região.

Volume 4 – tem como objetivo mostrar como se realiza o planejamento ambiental participativo e a importância das ações de fiscalização, licenciamento, monitoramento e educação como instrumentos de uma política ambiental efetiva.

Volume 5 – fornece o “mapa da mina” para reunir recursos destinados a ações na área ambiental. Ensina como montar um projeto, detalha metodologias participativas de monitoramento e avaliação das ações, além de mostrar opções de fontes de recursos.

Espero que tenham gostado e usufruam bem o material.

Nenhum comentário: