sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Entidades se mobilizam para o Clean Up The World 2009

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Neste sábado, dia 19, comemora-se o Clean Up The World. Em todo o mundo serão promovidas ações de limpeza para reduzir os efeitos da poluição e da degradação.

Os resíduos coletados serão catalogados, para gerar um Relatório Final para o Programa Ambiental da Organização das Nações Unidas, ONU/UNEP, e destinados às cooperativas e instituições de reciclagem.

No Rio de Janeiro diversas atividades serão promovidas. Em ação realizada pelo Insituto Lagoa Viva, na praia do Pepê (Barra da Tijuca) e Projeto Limpeza na Praia – Instituto Ecológico Aqualung, uma visitante ilustre vai acompanhar os trabalhos. A Embaixadora da Campanha Internacional do Clean Up the World, Céline Cousteau, neta do legendário Jacques Cousteau, escolheu a cidade para participar, por ser uma das mobilizações que mais cresceu nos últimos anos no mundo.

Outras praias cariocas devem promover eventos semelhantes, como Copacabana, Botafogo, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio, Grumari, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá e Sepetiba), Saquarema (RJ), Itacoatiara (RJ), Cabo Frio (RJ). Além das praias, outras cidades devem se juntar à mobilização, como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Cubatão (SP).

No litoral paulista a ONG Ecosurfi desde 2001 promove a ação em Itanhaém. Cerca de 5 toneladas de resíduos sólidos já foram retirados em diversos ambientes naturais da cidade. A concentração este ano foi marcada no canto direito da Praia do Sonho. Voluntários da ONG Greenpeace participam também.
Em Salvador, na Bahia, o evento acontece das 9 às 17 horas no Porto da Barra, conforme publicado por AmbienteBrasil no início do mês em EXCLUSIVO: Salvador se prepara para o Clean up Day Bahia 2009.

Mais informações podem ser obtidas nos sites:

www.cleanuptheworld.org
Pesquisa: Ambiente Brasil

Nenhum comentário: