quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pesquisadores chineses estudam reciclagem de restos de cigarro



Pesquisadores da universidade de Xi’an Jiaotong University estão estudando um meio de reciclar restos de cigarros, transformando o material num produto anti-corrosivo.

Para obter o material, as bitucas são imersas em água por 24 horas para retirar de lá algumas substâncias químicas, como a nicotina. Depois, os restos de cigarro recebem um banho de ácido e o produto resultante desta mistura pode ser aplicada em aços carbono. A informação é da Chemical & Engineerging News.

Todo o ano são produzidos cerca de 4,5 trilhões de unidades de cigarros no mundo todo. Boa parte de seus restos são simplesmente descartados sem qualquer cuidado especial. Num único dia, mais de 3 milhões de bitucas foram recolhidas nas praias do mundo todo numa ação global de limpeza – 1 milhão delas só nos Estados Unidos. Vale lembrar que a bituca de cigarro leva cerca de dois anos para se decompor e pode ser confundido com alimento por animais marinhos.

Fonte: http://verde.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=23890391

6 comentários:

Suziley disse...

Olha, aí, pelo menos uma utilidade dos restos do cigarro. Gostei da notícia e informação. Obrigada, bom dia, ;)

Ministério da saúde disse...

Caro blogueiro,

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em pleno andamento. Precisamos vacinar 91 milhões de pessoas e, para isso, contamos com a sua ajuda. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br .

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Luana disse...

Olá Adorei o Blog muito bom mesmo.
Depois dá uma olhada em meu site:

http://www.cliquesexshop.com.br

formaxima.com disse...

Thiago seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

Newton Almeida disse...

As bitucas de cigarro poderiam ser destinadas a usinas incineradoras, em processo de cogestão de energia elétrica, e as cinzas teriam destino final em argamassa de concreto, ou tijolos, ou bloquetes de concreto.
Os aterros sanitários são uma tecnologia ultrapassada, que parece econômica a curto prazo, mas o passivo ambiental que geram, necessitando monitoramento por décadas, os tornam mais caros a longo prazo (vide o caso " Morro do Bumba" ) .
O blog de vocês está muito atraente ! Parabéns !

Conheçam a USINA VERDE em
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO Newton Almeida www.limpezariomeriti.blogspot.com/usinaverde .

TOP BLOG ws disse...

Olá.
Venho por meio deste convidar-te a participar do 'Top Blog da Semana' do site 'TOP BLOG ws'. PRÊMIO: Espaço de publicidade em um blog de qualidade. Cadastre seu blog e concorra.
http://videosincriveis.ws/topblog

Um grande abraço!