segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pesquisadores mineiros desenvolvem veículo aquático para manutenção em hidrelétricas

Por Danielle Jordan / Ambientebrasil
Pesquisadores do Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos, CPH, da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, estão desenvolvendo um veículo submersível para inspeção e manutenção de estruturas que se encontram debaixo d’água.

A propostas surgiu da demanda devido ao crescente número de usinas hidrelétricas no país. Hoje mais de 800 estão em operação, respondendo por 67% da produção nacional de energia. “A ideia é criar uma espécie de robô capaz de fazer a manutenção das usinas sem interromper o seu funcionamento, economizando tempo e dinheiro”, explicou o coordenador do projeto, Paulo Henrique Vieira Magalhães.

Recentemente foi testado o primeiro protótipo avançado da pesquisa. Os resultados foram satisfatório. O veículo foi projetado para ser operado a distância, atingindo uma profundidade de até 100 metros, com transmissões de imagens a partir de um sistema de câmeras.
“O veículo conta ainda com um computador embarcado que recebe os sinais da câmera, dos sensores de ‘posicionamento’ e de outros sensores para fazer o balanceamento do sistema e proporcionar estabilidade por meio dos sistemas de atuação (propulsores e flutuação)”, afirmou o pesquisador.

As informações ficam disponíveis em painéis instalados em uma sala de controle, onde é possível operar o veículo.

Agora, a equipe prepara um novo veículo, mais aprimorado, capaz de fazer mais do que a simples visualização. “Ele deve vir equipado com braços manipuladores utilizados para realizar manutenção em estruturas submersas”, explicou Magalhães.

*Com informações da UFMG.
Fonte de Pesquisa: Portal do Meio Ambiente.

2 comentários:

Manutenção industrial disse...

Demais

Xtudo.com disse...

Demais gostei da postagem!!
visitem o meu blog
www.xtudogh.blogspot.com

@_@ mara!!