quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ah, que Aquecimento Global, que nada...

Eu já falei por diversas vezes em aspectos econômicos que movem a roda da economia mundial. Essa mesma que atravessa uma crise e já escoou pelo ralo alguns trilhões e fez aparecer magicamente alguns outros… para salvar os bancos e não as pessoas. Pois se fazer o mal e deixar morrer de fome cerca de 24.000 pessoas por dia (18.000 destas, crianças de até 1 ano de idade) não causa crise de consciência nem afeta aquela turminha que falei que cabe numa sala de reunião, o que falar do aquecimento global?

Pra mim, é a prova concreta de que a estreiteza de visão do todo não deixa sequer pensarem nos filhos e netos deles. Em verdade, nem eles mesmos em vida deixarão de sentir o que estão fazendo com o planeta. Apesar de constantes alertas em letras garrafais que o Painel intercontinental sobre mudanças climáticas (IPCC) formado por milhares de cientistas renomados em todo o mundo fazem acerca da necessidade de dimunuirmos JÁ a emissão de CO2, o movimento tem sido o contrário. São “crescimentoholics”, que não entenderam que os padrões atuais de crescimento demandariam alguns planetas Terra a mais, mas que só temos fragmentos de um disponível no estoque. E vivemos nele.

Neste ritmo, 45% das espécies vegetais amazônicas serão extintas até o final do século. Vale lembrar que lá existe um grande percentual de todas as espécies vegetais do planeta. Nossa agricultura, que hoje bate recordes atrás de recordes em colheitas, irá sucumbir em menos de 50 anos. No mundo já podemos sentir sintomas piores, com o Ártico se derretendo a uma velocidade espantosa e a elevação dos níveis dos oceanos começarem a dar seus primeiros sinais. É cedo pra relacionar que o aumento de fenômenos naturais como furacões tenham uma relação direta, mas… você colocaria a mão no fogo?
Pense em você mesmo com febre… Quantos graus a mais te fariam se sentir mal? O planeta, neste ritmo estará com 4 graus a mais até o fim do século, uma febre de 41,5 graus, cujo antitérmico demorará demais para fazer efeito se não começar a ser aplicado agora.
O plano do candidato americano Obama de injetar 15 bilhões em energias renováveis é um aceno tímido perto da necessidade real, mas é o único e é mesmo o sinal da mudança.
No Brasil, quarto maior emissor do planeta, o problema é o desmatamento da Amazônia, que sozinho responde com mais de 70% de nossas emissões. Rá, achamos quem vai acabar com nossa agricultura: mas não são os próprios agricultores?
A solução é dolorosa, pois vai contra a cultura implementada no mundo há muito tempo. Hora de pensar em sustentabilidade de uma forma séria, hora de pensar um pouco mais no outro do que já eventualmente pensamos, hora de cobrar da política e da educação uma mudança real na forma de se pensar. Não duvide, isso tudo ainda é possível, e o conhecimento é o menor caminho.

3 comentários:

Thiago François disse...

Excelente post Sávio, a imagem então... Muita boa!!!

Anônimo disse...

Claro,que devemos nos procupar com aquecimento global,pois se continuarmos assim causará diverssos problemas para os seres vivos como:derretimento de geleiras(algumas cidades desapareceram com o tempo),a temperatura aumentará muito e causará um desequilibrio total da natureza e do clima,e também aumentara o cancer de pele,e é por isso que devemos nos concientizarmos disso,e as favricas diminuerem a fabricaçao de gases toxicos e que destruem a camada de ozônio como o CFC.

Anônimo disse...

*fábricas








Laura