segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Parque Botânico e Lagoa do Banana



Há uns dois fins semanas atrás, juntamente com mais três pessoas, visitei o Parque Botânico do Ceará, localizado em Caucaia.
É triste constatar o abandono do Parque. Em pleno sábado, não havia nenhum visitante além de nós e apenas um funcionário para atendimento, o porteiro.
O parque preza de uma boa organização infra-estrutural, como um auditório para palestras, estufas, trilhas, identificação das árvores, cantina, um olho d'água e coleta de lixo seletiva.
Dentre as curiosidades que vimos foi um fogão solar, da foto ao lado, e um dessalinizador.
Enquanto caminhávamos pela trilha, percebi sinais de queimada na vegetação que fica pelo lado de fora da trilha. A trilha separa o lado de dentro do lado de fora do parque e se não fosse por ela, o fogo alcançaria a vegetação do parque.

Seguimos viagem e chegamos à Lagoa do Banana, na Praia do Cumbuco. Um lugar belíssimo e por isso, infestado de casas de rico à beira da lagoa. É incrível a força da especulação imobiliária. Onde
tem um lugar belo e natural, pode ter certeza, daqui há algum tempo, estará cheio de casas de barão ao redor.
Outras lagoas do nosso estado também sofrem com o problema da ocupação desordenada e da especulação imobiliária, como a famosa Lagoa do Uruaú, em Beberibe.
-E as autoridades, não vêem isso?
-Claro que vêem, eles tem casa por lá também.

2 comentários:

Davi Pinheiro disse...

muito legal essa postagem!!! realmente lagoas e outras areas estão sendo destruidas pela especulação imobiliaria!! está totalmente sem controle!

Thiago François disse...

É Davi, a especulação imobiliária juntamente com a ineficácia dos órgão s fiscalizadores, resulta em uma ótima combinação para o crescimento desenfreado. Nas grandes cidades, as pessoas moram cada vez mais longe dos centros urbanos, mesmo ainda existindo quadras desocupadas nesses centros. Essas áreas servem simplesmente à especulação.