segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Entrevista com o delegado do caso...

... que prendeu a cúpula do meio ambiente do Ceará, na Operação Marambaia, realizada pela Políca Federal. Vejam alguns trechos:

"É pública e notória no Estado do Ceará a concessão de licenciamento em área de preservação permanente".

"Tem várias gravações. Com essa medida, conseguimos nos convencer que estava havendo uma certa relação promíscua entre esses gestores, inclusive para induzir o Ministério Público Federal ao erro".

"Não só combinar depoimentos, como omitir informações, resultado de laudos, se articularem com terceiros para tentar mudar o posicionamento do Ministério Público Federal. Tudo isso aconteceu. No nosso entender, esses interesses defendidos pelos gestores do meio ambiente, esses interesses particulares, se sobrepunham ao interesse público. Esse é o maior problema. O interesse da defesa do meio ambiente estava em segundo plano e prevaleceram interesses de grupos empresariais".

"Não posso citar nomes, mas havia ingerências políticas. Havia ingerências de particulares e de pessoas políticas nas administrações. Nas três esferas".

Os crimes investigados são:
  • Tráfico de influência: solicitar, exigir, cobrar ou obter, pra si ou pra outrem, vantagem ou promessa de vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
  • Corrupção ativa: oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público.
  • Corrupção passiva: solicitar ou receber vantagem enquanto servidor público.
  • Violação de sigilo funcional: revelar fato de que tem ciência em razão do cargo público e que deva permanecer em segredo, ou facilitar esse revelação.
  • Prevaricação: omitir-se na apuração de uma irregularidade enquanto gestor público.
  • Crimes ambientais: crimes contra a fauna, a flora, o ordenamento urbano e patrimônio cultural, a administração ambiental e poluição.

A entrevista foi realizada pelo jornal OPovo. Leia na íntegra aqui.

Nenhum comentário: