quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Construção com consciência

(casa utilizando material reciclado. clique para ampliar)

Há dois dias, recebi um e-mail da Maíra Fontoura, de Porto Alegre, divulgando a construtora Vez das Árvores. É uma construtora Ecológica, de propriedade do pai dela.
Num site muito rico, a construtora mostra imagens de suas construções, tanto de obras convencionais, como sustentáveis (por sinal, são belíssimas). Há também alguns detalhes construtivos, técnicas utilizadas, telhados verdes e etc. É um exemplo de como é possível construir sem degradar o meio ambiente.

No e-mail, a Maíra chama atenção para a construção da Base Operacional na Praia do Rosa (SC), no qual ela cita: "eles (o pai e a esposa dele) fizeram realmente por amor à profissão, ao meio ambiente e com o objetivo de divulgar para autoridades, sociedade, turistas e comunidade local como é possível construir um prédio que seja confortável e que não cause tanto impacto ambiental. Eles não cobraram por este trabalho". Ela me passou alguns slides que mostram os detalhes construtivos deste projeto e está disponível para download em : http://www.zshare.net/download/558701342a04e5d9/. Vale a pena conferir.

A Maíra também tem um blog, denominado Reciclagem e Arte, onde ela mostra seu trabalho em transformar o que supostamente iria para o lixo em arte, através da reciclagem.


(Exemplo de material reutilizado, feita por Maíra Fontoura)

Quem quiser tirar alguma dúvida entre em contato com a Construtora Vez das árvores, através do site:
www.vezdasarvores.com.
51 96662863 / 48 33540157
E com os trabalhos da Maíra, através do blog: www.reciclagemearte.blogspot.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo o trabalho que a Maíra faz! Não dá p/ acreditar que o que realmente iria p/ o lixo seja transformado de tal forma a valorizar tanto o objeto. Essa minha amiga é realmente muito criativa e muito talentosa!
Em relação às construções citadas no teu post, não conheço pessoalmente, mas pelas fotos é de encantar mesmo! Tomara que esse tipo de preocupação se difunda cada vez mais, pois só assim, praias e lugares maravilhosos como o Rosa, a Ferrugem ficarão eternamente paradisíacos! A inciativa do Bolívar e da Wanda é maravilhosa! Parabéns!
Não tive tempo de olhar teus outros posts, mas farei isso com mais calma e vou comentando!
Abraço!

Thiago François disse...

Obrigado Fabiana, esteja à vontade pra conhecer todos os posts. E divulga!!!

Edlena Franklin disse...

da iniciativa a favor de um ambiente saudável a todos é bem-vinda! Nossa missão é tornar o mundo habitável e belo...