sábado, 25 de julho de 2009

Mudança climática torna os peixes cada vez menores

Os peixes das águas europeias perderam a metade da massa corporal no período de algumas décadas por efeito direto da mudança climática, segundo estudo do Instituto Cemagref da França, publicado nesta segunda-feira (20), nos Estados Unidos.

Os pesquisadores desse instituto público especializado na gestão sustentável dos recursos naturais estudaram as populações de peixes nos rios europeus, assim como no Mar do Norte e no Mar Báltico.

Sua conclusão, publicada na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", é que as diferentes espécies de peixes perderam em média 50% de sua massa corporal no transcurso de 20 a 30 anos e que a massa total dos peixes atuais nas águas europeias caiu 60%.

As espécies menores tendem a tomar proporcionalmente um lugar mais importante nos mares e cursos de água, explicou à AFP o principal autor do estudo, Martin Daufresne.

Os investigadores já sabiam que as águas mais cálidas são geralmente habitadas por espécies menores e que o aquecimento das águas têm consequências nos fluxos migratórios e nos hábitos de reprodução dos peixes.

Mas o impacto da retração dos peixes é enorme, estimou Daufresne. Os peixes menores colocam cada vez menos ovos e são em seguida presas menores para seus predadores, entre eles os humanos, o que tem consequências graves para a cadeia alimentícia e o ecossistema.

Apesar de a sobrepesca ter um impacto na diminuição do tamanho dos peixes, esta não é a única razão, observou o pesquisador.

"Nosso estudo estabelece que a temperatura tem um papel maior".

(Fonte: Yahoo!)

Nenhum comentário: