quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Governo dos EUA faz lista de criminosos ambientais procurados

O governo dos Estados Unidos está dando início a um novo tipo de lista de mais procurados: fugitivos ambientais, acusados de atacar a natureza.

Esses fugitivos são acusados de contrabandear produtos químicos que corroem a camada de ozônio, jogar lixo tóxico nos rios e nos mares e andar em carros poluentes.

Em sua própria versão da lista de inimigos públicos do FBI, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) foca crimes ambientais e apresenta uma lista de 23 fugitivos, completa com fotos e uma descrição das acusações feitas.

Um alto funcionário do setor de fiscalização da EPA disse que as pessoas listadas representam "o universo descarado das pessoas que estão fugindo da lei". Muitos estão sob risco de anos de prisão, e algumas das acusações podem resultar em centenas de milhares de dólares em multas.

"Eles são acusados de crimes ambientais e deveriam ser trazidos à justiça criminal", disse Pete Rosenberg, diretor da divisão criminal da EPA.

Na lista está John Karayannides, acusado de orquestrar o despejo de 487 toneladas de trigo contaminado com óleo diesel no mar do Sul da China, em 1998. Acredita-se que ele tenha fugido para a Grécia.

Também em fuga está a dupla de pai e filho Carlos Giordano e Allesandro Giordano, presa em 2003 por dirigir uma importadora de veículos que trazia para os EUA carros fora do limite de poluição do país. Acredita-se que estejam na Itália. (Fonte: Estadão Online)

2 comentários:

Thiago Albuquerque disse...

Mudanças, antes tarde do que nunca!!!
Já tava até mesmo passando da hora da justiça abrir os olhos, e parar de deixar criminosos impunes. Olha só as coisas melhorando!
São as conseqüências do mau uso do meio ambiente amigo. Todos nós estamos pagando o preço e muito caro. O planeta pede socorro!

Thiago François disse...

Pô cara, estão muito legais as suas postagens. Tá dando a maior força, tô atolado de coisas pra fazer e um pouco sem tempo pra postar. Abraço cara!!!