sábado, 27 de setembro de 2008

Estrevista com o Vice-coordenador do AGRENER

Tenho o prazer de trazer a vocês a 1ª entrevista do Blog. O entrevistado foi o vice-coordenador do AGRENER e Engenheiro Mecânico Ph.D., Dr. Manoel Régis Lima Verde Leal. Além da simpatia, mostrou-se muito disponível para responder as perguntas.
Quero, antes de postar a entrevista, agradecer ao Dr. Manoel Régis pela acessibilidade; ao Coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Oyrton Júnior, que deu um empurrãozinho para que essa entrevista desse certo; e a minha namorada e estudante de jornalismo, Monique Oliveira, que ajudou na formulação das perguntas. Obrigado a todos. Segue então a entrevista:

01. Como nasceu o projeto do AGRENER?
Anexo, a Proposta do Agrener que tem um histórico completo deste evento. (Esse anexo foi passado por e-mail e está disponível para download.)

02. Sabemos que o AGRENER já está na sua 7º edição, mas é a primeira vez que o Congresso sai de São Paulo. Por quê essa iniciativa? E por quê Fortaleza foi o local escolhido?
A Unicamp decidiu sair de Campinas para expandir os horizontes do evento na divulgação e discussão dos temas: Geração Distribuida e Energia no Meio Rural.
O Nordeste foi escolhido pela atualidade do tema Energia Para O Semi-árido; Fortaleza em particular foi escolhida para sediar o Agrener 2008 pelo bom relacionamento entre o NIPE/Unicamp e o CENEA- Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente.( O CENEA tem unidade aqui em Fortaleza. Quem quiser saber mais sobre, visite o site: www.cenea.org.br)


03.Quais eram as expectativas para esse evento? Foram correspondidas?
As expectativas era um público entre 150 e 200 pessoas e um bom nível de apresentações e discussões. Ambas foram atingidas.


04. A organização do evento já tem previsão onde será o próximo Congresso?
Não. Mas planeja-se mantê-lo ainda fora de Campinas.


05. Como o Sr. vê a questão do enorme investimento estatal na Energia Nuclear? Se esse investimento fosse nas tecnologias de energia renováveis não seria mais vantajoso?
É uma questão de risco econômico para os investidores: a energia nuclear é uma opção já tecnologicamente consolidada e plenamente comercial. As alternativas renováveis vem abrindo caminho lentamente, já estando consolidadas as formas hidrelétricas (grandes e pequenas centrais), biomassa e, mais recentemente a eólica ( que ainda precisa de subsídios). As outras formas (solar e geotérmica) encontram nichos de aplicação e outras ainda estão em fase experimental (ondas, marés).
Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), todas alternativas não emissoras de CO2, como a nuclear e as renováveis, vão ser necessárias.


06. Qual a mensagem que o Sr. deixa para os estudantes de Engenharia Ambiental?
A Engenharia Ambiental é uma modalidade em franco crescimento e, por ser muito multidisciplinar, vai oferecer ótimas oportunidades para o engenheiros de todas especialidades além de demandar uma visão sólida sobre os aspectos socio-econômicos, além dos puramentes ambientais.
Por Thiago François

Histórico do AGRENER. Link para download:
http://www.zshare.net/download/195403590f19810f/

Fotos da visita ao Parque Éolico da Prainha. Link para download:
http://www.zshare.net/download/1954013554a54d6c/

Nenhum comentário: