terça-feira, 17 de março de 2009

Poluição do Rio Araújo - recuperação ainda é uma incógnita


A Situação do Rio Araújo melhorou. Segundo a ultima analise feita no final de janeiro pelo Instituto Mangue Vivo, foi registrada uma pequena melhora na qualidade da água apesar de estar longe do ideal. Isso ocorreu certamente em função da denuncia feita pela instituição em setembro do ano passado, e que chamou a atenção das autoridades sobre a real situação do rio.

O Ministério Publico de Santa Catarina através do Promotor de Justiça Dr. Carlos Alberto Platt Nahas, que na época instaurou Inquérito Civil para apurar a ocorrência de danos ambientais para identificar e punir os responsáveis, vem mantendo reuniões com autoridades e a sociedade organizada para encontrar uma rápida solução que acabe de uma vez com a poluição do Rio Araújo.

Esta semana o promotor recebeu o Instituto Mangue Vivo que apresentou o projeto “Rio Araújo em Debate. Recuperar e Humanizar ou Canalizar”, que a Instituição pretende realizar em maio deste ano. A idéia é reunir a sociedade e todas as instituições envolvidas, entre elas, o próprio Ministério Publico, Governo do estado, Prefeituras de São José e Florianópolis, Casan, Fatma, Policia Militar Ambiental, IBAMA Síndicos dos prédios da região que margeia o rio, Engenheiros, Biólogos, Geógrafos, Arquitetos e Profissionais em Gestão Urbana.

O objetivo é discutir em conjunto o que realmente é necessário fazer para recuperar o Rio Araujo, elaborar um plano estratégico, e depois formar um grupo de trabalho para dar continuidade às ações que resultaram deste debate.

“Não adianta humanizar ou canalizar o Rio Araujo sem antes resolver o problema da poluição”, comentou o Promotor ao representante do Instituto Mangue Vivo Paulo Douglas T. Pereira.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2009 no Hotel Itaguaçú em Florianópolis.

Maiores informaçoes no site www.manguevivo.org.br ou fone 48 32483030

Fonte: http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2009/marco/17/9.asp.

Nenhum comentário: