segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dica de livro - O mundo segundo a Monsanto


Bom pessoal, recentemente foi lançado o livro "O mundo segundo a Monsanto", da jornalista francesa Marie-Monique Robin. O livro foi fruto de uma pesquisa de quatro anos sobre uma das maiores empresas de indústria química que, nos últimos anos, vem trabalhando com organismos geneticamente modificados (OGM's).

Há muitas controvérsias sobre a Monsanto e os organismos genéticamente modificados. Sabe-se, por exemplo, que sementes da Monsanto são geneticamente modificadas para só "florescer" se usado um herbicida de sua própria produção, como também, as sementes geradas são incapazes de florescer quando plantadas. Há comprovações sobre o surgimento de câncer nos humanos devido ao consumo das sementes pulverizadas pelos herbicidas, sem contar aqueles que são expostos diretamente ao herbicida.
Outro problema grave, é a poluição no solo, no ar e nos lençóis freáticos causado por esses herbicidas.

Um das maiores polêmicas da Monsanto é sobre a fabricação do agente laranja, largamente utilizado pelos militares norte-americanos na Guerra do Vietnã nos anos 60. Após a guerra, ela foi acusada como responsável pelas doenças desenvolvidas nos próprios militares americanos. Há também penas sofrida por propaganda enganosa, morte de funcionário por leucemia e fraude e adulteração de amostras enviadas para o Ministério da Agricultura dos EUA.

Há muitas informações na internet sobre a Monsanto, mas quem quiser saber mais sobre o assunto, nesse mês saiu uma entrevista com a autora do livro na revista Caros Amigos. No mais, comprem o livro e muito será revelado.

Nenhum comentário: