quarta-feira, 15 de abril de 2009

Plástico verde economiza 80% mais energia


Para a execução do projeto PE Verde foram aprovados R$ 500 milhões pelo conselho de administração da Braskem, grupo líder na produção resinas termoplásticas na América Latina e o terceiro maior produtor das Américas.

A operação comercial da unidade está prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2011. A fábrica produzirá 200 mil toneladas por ano de eteno, a matéria-prima básica da petroquímica, porém sintetizado pela desidratação do etanol da cana-de-açúcar, uma fonte de energia renovável. Esse novo eteno dará origem a dois tipos de biopolietileno, 100% verdes: o de alta densidade e o de baixa densidade linear, ambos usados pelas indústrias plásticas.

Por ser elaborado a partir da cana-de-açúcar, o polietileno verde (PE Verde) é capaz de absorver gás carbônico da atmosfera durante o seu processo de elaboração. Desta forma, a fábrica contribuirá para diminuir o efeito estufa, reduzir o aquecimento global. Conforme técnicos da empresa, cada quilo de PE Verde vindo da cana-de-açúcar provoca a absorção, pela natureza, de 2,5 quilos de dióxido de carbono, o CO2.

A produção de PE Verde, através do etanol da cana, também irá proporcionar uma economia de energia de 80% na comparação com os processos tradicionais. Mas o polietileno verde não é biodegradável na natureza.

Sobre o projeto PE Verde, o presidente da Braskem, Bernardo Gradin, afirma: 'A planta de polietileno verde em Triunfo é um projeto prioritário para a Braskem, que pretende tornar sua marca cada vez mais associada ao conceito de sustentabilidade e também à inovação'. Segundo ele, o pioneirismo da Braskem nos plásticos verdes confirma tanto a capacidade de inovar quanto o compromisso, da empresa, com o desenvolvimento sustentável.

Com patente registrada em mais de 150 países, a unidade de Triunfo fabricará o primeiro polímero verde certificado do mundo. ao mesmo tempo, cresce a demanda pelo PE Verde. A Braskem já tem, por exemplo, consulta prévia para o fornecimento de 600 mil toneladas anuais. Embora nada tenho sido oficializado, está nos planos futuros da empresa ampliar a produção do polietileno verde.

Durante a fase das obras da nova planta industrial é prevista uma abertura de 1,5 mil postos de trabalho. Na operação comercial o número de empregos fixos será bem menor – são estimados entre 30 a 50 vagas.

Fonte: Portal REMADE / Correio do Povo/RS.
Pesquisa: Portal do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: