quarta-feira, 15 de abril de 2009

Nas Ondas do Ambiente vai virar programa nacional


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta segunda-feira (13), durante encontro com representantes de rádios comunitárias, na sede da ONG Viva Rio, no Rio de Janeiro, que vai lançar em nível federal projeto com base semelhante às experiências do programa Nas Ondas do Ambiente, em execução hoje no estado do Rio de Janeiro. O projeto Nas Ondas do Ambiente foi lançado em 2007 quando o ministro era secretário estadual de Meio Ambiente daquele estado.

O programa é uma parceria das secretarias estaduais do Ambiente e de Educação e da ONG Viva Rio. Ele tem por objetivo a capacitação de professores e alunos das escolas públicas na produção de spots de rádios com programas de comunicação e informação ambiental, tendo por base temas ligados à preservação e à educação ambiental. O projeto conta com a participação das comunidades escolares e comunitárias, tendo a participação ativa de pais, alunos, professores. O conteúdo do programa é veiculado pelas rádios comunitárias.

Minc também informou aos participantes do encontro que, com seu apoio, o Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que, entre outros assuntos, regulariza a situação das rádios comunitárias, permitindo que elas recebam recursos para veiculação de campanhas públicas relacionadas à cidadania e à educação ambiental.

Um outro projeto anunciado pelo ministro na reunião refere-se à promoção de um congresso nacional de rádios comunitárias, onde se debaterá a situação do setor e as formas de apoio ao trabalho desenvolvido pelas rádios comunitárias.

Fonte: Em questão - Planalto Federal.

Nenhum comentário: