segunda-feira, 22 de junho de 2009

Biodiesel de abacate pode ser alternativa de combustível verde

Pesquisa do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Unesp”, câmpus de Bauru, revelou o potencial do abacate na produção de biocombustíveis.

O coordenador da pesquisa, Manoel Lima de Menezes, destaca como vantagens da fruta em relação à soja, a possibilidade de extração do óleo e do etanol. No caso da soja é necessário comprar etanol de cana-de-açúcar.

O pesquisador criou ainda equipamentos para que os pequenos produtores possam adotar o procedimento. O trabalho deve ser publicado na revista brasileira Analytica.

Menezes adianta que a produtividade ainda será aumentada, “os 20% de amido presentes no caroço podem render até 75 litros de álcool por tonelada de caroço. Por enquanto só conseguimos 24 litros”, diz. Apesar disso, em relação à soja, a produtividade é maior. “O abacate é uma planta perene, que começa a produzir com 4 anos de vida, atinge seu ápice ao 8, mas dá frutos em média por 40 anos. E o Brasil tem 24 espécies espalhadas por todo o território, em todos os climas. Com isso, temos alguma planta dando fruto a cada três meses”, explica.


Fonte de Pesquisa: Danielle Jordan / AmbienteBrasil

*Com informações da Unesp

Nenhum comentário: