quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nas ondas da sustentabilidade – surfistas se tornam aliados na preservação ambiental

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Tem início amanhã, 18, em Ubatuba (SP) a primeira etapa do programa Surf Sustentável, da ONG Ecosurfi. A entidade propõe um diálogo entre surfistas para a construção da “Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente”.

A partir das 13h30 será realizado um seminário para apresentar a proposta. Serão realizadas palestras e dinâmicas com objetivo de sensibilizar os surfistas sobre os cuidados com o meio ambiente. Entre os temas estão as formas de enfrentar as mudanças climáticas.

Segundo informações divulgadas pela ONG o programa abre discussão entre todos os segmentos do esporte, o papel das empresas e dos indivíduos.

A Aliança dos Surfistas vai elaborar a Carta de Responsabilidade dos Surfistas pelo Meio Ambiente, CRSMA. Veja abaixo os objetivos enumerados pela Ecosurfi:

* Servir como ponto de partida para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de idéias sobre a área socioambiental;

* A formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de pessoas, entidades, empresas e movimentos da sociedade civil e redes;

* Articulações de homens e de mulheres das mais diversas origens sócio-culturais, credos, etnias, idades, orientação sexual, profissões, ideologia política ou filosófica, empenhados na construção de uma sociedade justa e igualitária;

* Possibilitar o desenvolvimento sustentável e a proteção dos mares e oceanos;

* Ser um espaço de convergência das pessoas que buscam e desejam lutar por um novo mundo, capaz de respeitar em sua integralidade os direitos humanos, sociais, culturais e ambientais universais.

* Com informações da Ecosurfi

Fonte de Pesquisa: Ambiente Brasil.

Nenhum comentário: