quinta-feira, 18 de junho de 2009

Lâmpadas queimadas na UFF têm destino ecologicamente correto


O descarte incorreto de lâmpadas fluorescentes tornou-se um problema ambiental. Ciente disso, a UFF, em parceria com a Ampla, realiza uma ação, nesta segunda e terça-feira, 15 e 16 de junho, para que as mais de 15 mil lâmpadas queimadas na universidade tenham destino ecologicamente correto.

De acordo com o superintendente de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio, professor Mario Ronconi, foram recolhidas lâmpadas queimadas de todos os campi da UFF, além das unidades isoladas, como o Instituto de Arte e Comunicação Social e a Faculdade de Economia. "Somente na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG), tínhamos mais de 1,2 mil lâmpadas para serem destruídas", frisou.

Ronconi afirmou que esta é a primeira vez que a destruição das lâmpadas é feita dentro da própria UFF. Antes, o descarte era feito por meio do envio das lâmpadas para uma empresa especializada, com sede em São Paulo. Segundo o superintendente, com a destruição das lâmpadas sendo feita dentro da universidade, os riscos de acidentes diminuem.

Durante o procedimento do descarte – realizado em um espaço atrás da BCG –, dois funcionários de uma empresa contratada pela Ampla recolhem as lâmpadas e as colocam em um triturador. Este triturador joga o material destruído dentro de um tambor no qual vidro e mercúrio são separados. Dali, essas substâncias são destinadas para a reciclagem com a produção de novas lâmpadas.

O superintendente disse ainda que essa ação demonstra a preocupação da UFF em preservar o meio ambiente. "Estamos atendendo a uma determinação de preservação ambiental com o descarte ecologicamente correto dessas lâmpadas. E a preservação ambiental sempre foi uma preocupação da universidade", completou.


Fonte: UFF - Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário: